domingo, 9 de janeiro de 2011

40 DIAS



Um cristão deve jejuar?  Claro que sim! O próprio Senhor Jesus jejuava – em Mateus 4:2 lemos que Ele passou em jejum um período de quarenta dias.  O mesmo Senhor incluiu o jejum em suas recomendações no Sermão da Montanha (Mateus 6:16-18) e garantiu que o jejum praticado com a correta motivação trará resultados:  “e teu Pai, que vêm em secreto, te recompensará” (Mateus 6:18).


            Sobre o jejum, em Lucas 5:35, Jesus afirmou que após a sua partida os seus discípulos teriam a necessidade de jejuar.  O mesmo texto mostra que os discípulos de João Batista faziam freqüentes jejuns.  Também o jejum foi citado por Jesus na explicação que deu aos discípulos que não conseguiram lidar com o menino que era atormentado por um espírito demoníaco: “esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum” (Marcos 9:29).


            O livro de Atos dos Apóstolos relata a prática do jejum pela liderança da Igreja em Antioquia:  “E servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 
Então, jejuando e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.” (Atos 13:2 e 3).
           

No mesmo livro de Atos, no relato acerca da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé, lemos que antes de escolherem os presbíteros para as Igrejas, os apóstolos promoviam jejuns e orações (Atos 14:23).  Além destes apóstolos, a Bíblia nos apresenta uma galeria de homens e mulheres de Deus que praticaram jejuns e orações:  Moisés (Êxodo 34:28; Deuteronômio 9:9, 18), Davi (2 Samuel 12:16), Esdras (Esdras 8:21-23), Neemias (Neemias 1:4), Ester (Ester 4:16), Daniel (Daniel 9:3), Ana (Lucas 2:37), dentre outros.
            Por tudo isto não resta dúvidas que o jejum, junto com a oração, é prática necessária para os crentes poderem crescer espiritualmente e para que a Igreja alcance excelência no exercício de seus ministérios.


E para que 2011 seja repleto de intimidade com Deus e almas para nosso grupo, estamos neste propósito de jejum.

Depende de você escolher se quer viver e ser usado por Deus além de suas expectativas em 2011.


Periodo de Jejum - 07/01 a 16/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário